Conectividade

8 razões para ter um servidor em sua empresa

*Monte Enbysk

Oito Razões Para Precisar de Um Servidor

Com base nos comentários destes analistas e de outros também, aqui vão oito razões para comprar um servidor para a sua pequena empresa, ou invés de depender da rede peer-to-peer.

1. Você pode criar ordem a partir do caos. Ao centralizar os dados em um servidor, você pode gerenciar melhores informações importantes sobre sua empresa. O compartilhamento de arquivos e de outros dados pelos PCs é facilitado, assim como a migração de dados de um PC para o outro. E como disse Laura, os PCs mais antigos ganham vida nova se seus arquivos e dados são depositados em um servidor. “Muitas pessoas estão comprando servidores e optando por manter seus velhos PCs e laptops,” diz ela.
2. Você pode proteger seus dados ao facilitar os backups.Dois recursos do Windows Small Business Server 2003, por exemplo, permite aos usuários protegerem seus dados de forma melhor ao simplificarem os backups e a restauração de dados importantes. Os recursos são o Assistente de Configuração de Backup e a Cópia de Volume de Sombra.
3. Você pode colaborar mais como uma empresa. O compartilhamento de dados não apenas fica mais fácil com uma rede baseada num servidor, como o Windows Small Business Server 2003 já vem com o Windows SharePoint Services, é um software que permite aos seus funcionários e outros membros da equipe colaborarem entre si através da Web. Com o SharePoint, você ganha um portal de intranet da empresa com uma interface fácil de ser usada para organizar e compartilhar informações. Ele vem pré-povoado com documentos de ajuda e recursos. Um servidor também é essencial caso você queira executar aplicações line-of-business, tais como as soluções de contabilidade da Microsoft Business Solutions, em diversos PCs.
4. Você pode acomodar uma força de trabalho móvel. Os servidores possibilitam que funcionários externos autorizados tenham acesso remoto à rede, permitindo os dados sejam compartilhados entre aqueles que viajam a trabalho, que trabalhem em casa ou mesmo em locais variados ou indeterminados. Através do Remote Web Workplace, os usuários do Windows Small Business Server 2003 podem ter acesso aos dados do servidor pela Internet. Os funcionários externos também podem se conectar com a intranet da empresa através do SharePoint.
5. Você pode compartilhar o acesso de banda larga de alta velocidade. “Um dos grandes atrativos nas vendas de servidores para pequenas empresas é o acesso à Internet de alta velocidade em toda rede,” diz Boggs da IDC. “Se eu estou administrando uma empresa que possui três ou mais contas de discagem, é hora de adquirir um servidor e usar banda larga.” O retorno no investimento virá rapidamente, com o crescimento da produtividade, ele afirma.
6. Você pode instalar novos computadores, adicionar usuários e implantar novas aplicações mais rápida e facilmente. Planeja expandir? Ao gerenciar seus dados a partir de uma localização central, você pode coordenar melhor a adição de novos PCs, licenças e aplicações de software. É possível também gerenciar firewalls e monitorar ameaças aos dados mais adequadamente e implantar proteção antivírus e detectar invasões mais facilmente.
7. Você pode obter mais capacidade de processamento. Um servidor pode supercarregar a sua rede, armazenar grandes quantidades de dados, liberar espaço de memória, e permitir que os PCs individuais tenham um desempenho melhor. Segundo Laura DiDio, as pequenas empresas precisam hoje desta capacidade de processamento adicional para executar serviços Web services, gerenciar sites, preparar boletins de divulgação via e-mail, e usar ferramentas e aplicações mais sofisticadas. (Boggs prevê que no futuro mais e mais famílias irão adquirir servidores para atender as necessidades dos estudantes que usam seus PCs como laboratórios educacionais e de adolescentes que compram jogos online e outras aplicações sofisticadas.)
8. Você pode mostrar-se mais profissional — e conectar-se melhor com seus clientes. Os softwares de servidor como o Windows Small Business Server 2003 permite a você consolidar suas contas de e-mail (AOL, Yahoo!, Hotmail, etc.) em uma única conta, hospedada pela empresa, realçando sua imagem profissional para clientes e parceiros. “Você poderia ter diversos nomes a partir de um só endereço de e-mail,” diz Brelsford. “Um servidor pode fazer diversas empresas parecerem ser maiores do que realmente são.” E Laura DiDio acrescenta, “Isso não só oferece mais pelo seu dinheiro; faz com que você pareça ser mais profissional para aqueles que querem fazer negócios com sua empresa.”

*Monte Enbysk é um dos principais editores da rede Microsoft.com e escreve sobre tecnologia para pequenas empresas.

 

Para mais opções de suporte para consumidores, conselhos empresariais sob medida, e um único ponto de acesso para as soluções para pequenas empresas, consulte-nos…